Jul 2022

Aprovação do projeto

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JAN 2023

Início do projeto

17 FEV 2023

Dia do Acolhimento

A Professora Doutora Luiza Nobre Lima participa no Dia do Acolhimento – Seminário “O Olhar da…” organizado pela Plataforma PAJE Apoia Jovens Ex-Acolhidos, na sessão “O olhar da Academia”

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MAR 2023

Leaflet do projeto

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13 JUL 2023

Fórum inED

A Professora Doutora Sílvia Alves e a Doutora Mariana Lucas Casanova representam a equipa do projeto no Fórum inED organizado pelo Centrode Inovação e Investigação em Educação (inED) da Escola Superior de Educação –Instituto Politécnico do Porto), com a comunicação intitulada “A systematic literature review of Residential Care Quality Indicators for Children and YoungPeople with Disabilities”

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17 NOV 2023

VIII Encontro Inter-CPCJ’s

A Doutora Mariana Casanova representa a equipa do projeto no VIII Encontro Inter-CPCJ’s "DO BERÇO DALEI AO DIREITO DA CRIANÇA", organizado pela Comissão de Proteção deCrianças e Jovens, com a comunicação intitulada “Direitos de participação equalidade nos cuidados residenciais para crianças com Deficiência/Incapacidade- o exemplo do projeto RCQI”

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NOV 2023

Protocolo com Instituto de Segurança Social

O Instituto de Segurança Social assina protocolo com o Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) da Escola Superior deEducação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP) para apoiar a implementação do projeto RCQI.

14 DEZ 2023

apresentação do Projeto a diretores dos Núcleos de Infância e Juventude

A Professora Doutora Sílvia Alves apresenta o Projeto a todos os diretores distritais dos Núcleos de Infância e Juventude e profissionais de casas de acolhimento, em sessão online organizada peloInstituto de Segurança Social.

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JAN 2024

Protocolo com Casa Pia de Lisboa

A Casa Pia de Lisboa assina protocolo com o Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
(ESE-IPP) para apoiar a implementação do projeto RCQI.

JAN 2024

Questionários

A equipa do projeto lança três questionários de recolha de dados para:

  1. caracterização das casas de acolhimento
  2. caracterização das crianças e jovens com deficiência ouincapacidade residentes em instituições, no sentido de conhecer as suas necessidades,apoios, nível de autonomia e participação
  3. o questionário dirigido a todos os profissionais dascasas de acolhimento focado nas suas perceções relativamente a práticas dequalidade no acolhimento residencial

A amostra recolhida é composta de: 136 casas de acolhimento, 333 crianças/jovens com deficiência ou incapacidade e 299 profissionais.

ABR 2024

Início da Segunda Etapa do Estudo 1

A equipa inicia a segunda etapa do estudo 1, deslocando-se a casas de acolhimento para realizar grupos de discussão focalizada com os profissionais das casas, bem como para entrevistar crianças/jovens com deficiência ou incapacidade. No total participaram 6 casas de acolhimento de várias regiões do país e 10 crianças/jovens.

Jul 2022

Project approval

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JAN 2023

Start of the project

17 FEV 2023

Day of Reception

Professor Luiza Nobre Lima participates in the Day of Reception - Seminar "O Olhar da..." organised by the PAJE Support Platform for Formerly Receptive Young People, in the session "O Olhar da Academia"

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MAR 2023

Leaflet of the projeto

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13 JUL 2023

inED Forum

Professor Sílvia Alves and MarianaLucas Casanova represent the project team at the inED Forum, organised by the Centre for Innovation and Research in Education (inED) of the School of Education - Polytechnic Institute of Porto, with a paper entitled "Asystematic literature review of Residential Care Quality Indicators forChildren and Young People with Disabilities"

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17 NOV 2023

8th Inter-CPCJ Meeting

Mariana Lucas Casanova represents the project team at the 8th Inter-CPCJ Meeting " DO BERÇO DA LEI AO DIREITO DA CRIANÇA", organised by the Commission for the Protection of Children andYoung People, with a paper entitled "Participation rights and quality in residential care for children with disabilities - the example of the RCQIproject"

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NOV 2023

Protocol with the Social Security Institute

TheSocial Security Institute signs a protocol with the Centre for Research andInnovation in Education (inED) of the School of Education of the PolytechnicInstitute of Porto (ESE-IPP) to support the implementation of the RCQI project.

14 DEZ 2023

Presentation of the Project to district directors of “Núcleos de Infância e Juventude”

Professor Sílvia Alves presents the project to all the district directors of “Núcleos de Infância e Juventude” and residential care institutions, in an online session organised by the Social SecurityInstitute.

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NOV 2023

Protocol with Casa Pia
de Lisboa

Casa Pia de Lisboa signs a protocol with the Centre for Research and Innovation inEducation (inED) of the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto (ESE-IPP) to support the implementation of the RCQI project.

JAN 2024

questionnaires

The project team launches three data collection questionnaires to:

  1. characterise the care homes
  2. characterise children and young people withdisabilities living in institutions, to explore and understand their needs,support services, level of autonomy and participation
  3. a questionnaire addressed to all professionals inresidential care institutions, focusing on their perceptions of qualitypractices in residential care

The sample collected is composed of 136 residential care homes (RCH), 333 children/young people with disability, and 299 staff members of RCH.

APR 2024

Next Step of Study 1 Begins

The team has begun the next step of Study 1, conducting focus groups with residential care homes’ staff, and interviewing their residents with disability. In total 6 residential care homes from various regions of the country have participated in this step of the project, along with 10 children/young people.